Inovação Modelo Negócio (BMI – Business Model Innovation)

O mercado tem vindo a demonstrar que as empresas que garantem vantagem competitiva verdadeiramente distintiva, assumem na sua natureza um cariz de inovação que não se dedica à reformulação exclusiva de processos ou produtos/serviços, mas sim na capacidade de se reinventarem no sentido programático de como se incluem no mercado, procurando inovar no seu conceito de negócio e na forma como comercializam os seus produtos/serviços.

Assistimos nas últimas décadas a um foco acentuado de inovação centrado nos processos e produtos/serviços. A Take Off – Consultadoria considera Inovação do Modelo de Negócio a 4ª Geração das Inovações. Neste conceito de inovação apoiamos as empresas a investirem no crescimento divergente, através da combinação de ativos e comportamentos organizacionais extremamente difíceis de replicar. As empresas de 4ª Geração focam-se na inovação em formatos mais holísticos, não se limitando à introdução de novas funcionalidades ou funções, mas sim na criação de novos paradigmas corporativos, com a participação de elementos anteriormente descurados.

Queremos apoiar os nossos clientes a serem verdadeiros pioneiros da inovação e por isso disponibilizamos o serviço de BMI onde propomos a rutura com o passado e a chegada antecipada ao futuro.

Como avaliar a necessidade de BMI?

• A receita proveniente de vendas estagnou ou tem vindo a diminuir nos últimos anos?
• O esforço para manter as receitas provenientes de vendas tem vindo a aumentar gradualmente?
• A rentabilidade do negócio reduziu nos últimos anos?
• Existiram mudanças recentes no mercado em que atua?
• As necessidades dos seus clientes podem ser satisfeitas de diferentes formas?
• A concorrência emergente assume modelos de negócio categoricamente diferentes?
• Tem vindo a descartar ideias pelo receio de ser ultrapassado pela concorrência?

Exemplos de BMI 

• Netflix
• Spotify
• WhatsApp
• Uber
• Bitcoin

Garanta a aquisição de novos canais de distribuição, novas fontes de receita e a capacidade de alavancagem do seu negócio.

Pack 50 horas de formação

A sua empresa contratou ou vai contratar colaboradores ao abrigo das medidas de apoio à contratação por parte do IEFP (Estágio Emprego/Contrato Emprego)? Se sim, saiba que, para que seja possível receber o incentivo a que se propôs, será necessário cumprir com a obrigação das 50 horas de formação.

Ler mais

Gamification = diversão + produtividade

Imagine um jogo verdadeiramente “viciante”, em que quanto mais tempo passasse a jogá-lo mais produtivo se tornava! Passaria mais tempo a jogar, enquanto este processo o ajudava a crescer profissional e pessoalmente, criando valor para si e para a sua empresa, promovendo a resolução de problemas e a conclusão com sucesso das suas tarefas.

Ler mais

Gestão da Mudança

O ritmo empresarial está cada vez mais rápido e as mudanças nos negócios são cada vez mais frequentes, por este facto, as empresas devem mudar e adaptar-se como resposta às alterações à sua volta. No entanto, 50-75 % dos programas de mudança falham.

Ler mais